BENGUELA
Gestos de amor
Estamos a viver o tempo de preparação para celebrar a Festa da Páscoa. É o tempo da Quaresma. O coração de cada um de nós deve estar aberto à acção purificadora do Amor de Jesus. Procuremos deixar os nossos vícios para que as nossas vidas sejam um testemunho do amor verdadeiro ao serviço dos nossos Irmãos. Lembramos os Pobres, dum modo especial. O amor aos Pobres, sem dúvida, deve animar as nossas vidas, dum modo especial, neste tempo da Quaresma. É um sinal de que estamos verdadeiramente comprometidos em ajudar os mais necessitados de amor. Temos muito viva a Palavra da Sagrada Escritura que deve ser um foco de luz para as nossas vidas neste santo tempo da Quaresma: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". Mais: "Bem-aventurado o que pensa no pobre e no indigente". E ainda: "Bem-aventurado o homem que se compadece e dá sempre a sua ajuda ao necessitado".
A nossa Casa do Gaiato de Benguela viveu dois acontecimentos maravilhosos neste tempo da Quaresma. A empresa Oliveira e Ligeiro quis manifestar-nos o seu carinho especial na oferta de dois milhões de Kwanzas à nossa Casa do Gaiato. Um gesto extraordinário de amor à nossa Casa do Gaiato de Benguela. Autêntica maravilha! Num período difícil, como o que estamos a viver, esta ajuda é uma manifestação de amor verdadeiro. Estas manifestações dão-nos coragem. As dificuldades que surgem, no nosso viver diário, encontram a solução admirável nestas provas de Amor. Vamos continuar a viver animados pela Esperança de quem sente e vive, também, os problemas sociais, como estes nossos queridos amigos. Tenhamos muito viva, no nosso coração, esta mensagem: "Reparte o teu pão com o faminto, dá pousada aos pobres sem abrigo, com magnanimidade e alegria. Aquele que pratica a misericórdia, faça-o com alegria". Sim, devemos alegrar-nos e não entristecer-nos, quando prestamos algum benefício aos pobres.
Há poucos dias, recebi um telefonema de pessoa amiga, com o coração muito unido à acção da nossa querida Casa do Gaiato. A D. Leonor comunicou-me que no Banco de Fomento tinha sido feito o depósito de um milhão e quatrocentos mil Kwanzas na conta da Casa do Gaiato de Benguela. Outra maravilha para a nossa Casa do Gaiato de Benguela, neste tempo admirável da Quaresma! Esta Senhora tem sido uma verdadeira amiga da nossa Casa do Gaiato de Benguela, ao serviço destes filhos abandonados e dos pobres mais necessitados. São verdadeiros dons de Deus que brotam dos corações que não querem o seu egoísmo, mas o amor fecundo para a vida da nossa Casa do Gaiato e dos seus filhos e dos pobres. São momentos muito felizes que partilhamos convosco. Esperamos continuar a ser amados para podermos viver ao serviço dos filhos abandonados e dos mais pobres.
Queremos agradecer, nesta hora, o amor destes corações generosos. Desejamos que tenham muita saúde. Lembro, em especial, a D. Leonor, neste momento da sua vida que é afectada por alguns males. Recebei todos os nossos queridos benfeitores um beijinho dos filhos mais pequeninos da nossa e vossa querida Casa do Gaiato de Benguela, com votos da Festa da Páscoa muito feliz.
Padre Manuel António