BENGUELA

Estamos no Advento...

É o tempo de preparação para a Festa do Natal. Os nossos corações devem ser invadidos e cheios de Amor. Deste modo, faremos tudo o que pudermos para ajudar os mais pobres. Devemos ter esta disponibilidade sempre presente. Uma das qualidades admiráveis que devem marcar as nossas vidas, é o Amor aos nossos irmãos mais necessitados. As comunidades que circundam a nossa Casa do Gaiato de Benguela têm sinais de pobreza impressionante. Queremos ajudar, sobretudo, os mais abandonados. A generosidade dos corações, manifestada nos auxílios à Casa do Gaiato, é a fonte onde vamos buscar as ajudas para a nossa vida, da qual os pobres fazem parte. Há uma pergunta que alguém nos faz, com muita frequência, sobre a origem dos bens financeiros para a nossa sobrevivência. É o amor dos corações generosos. Doutro modo não seria possível. A multidão de filhos abandonados que têm a sua casa de família na nossa Casa do Gaiato vivem das ajudas, fruto do amor dos corações admiráveis pela sua generosidade.

Há poucos dias, veio um telefonema duma senhora, nossa querida amiga, há vários anos, a comunicar-nos que tinha depositado seiscentos e cinquenta mil kwanzas, para ajudar a Casa do Gaiato de Benguela. É o coração generoso e cheio de amor para com estes filhos da nossa querida D. Leonor. É um coração verdadeiramente maternal dos filhos acolhidos e criados na nossa Casa do Gaiato de Benguela. Este gesto tem sido frequente. Sem estas ajudas não seria possível a nossa vida. Temos aqui uma fonte de esperança que nos dá alegria e coragem para o caminho futuro. Este é um auxílio extraordinário. Outros benfeitores marcam também as suas presenças, de várias maneiras. Vamos, pois, continuar à espera das ajudas, sobre as quais assenta a nossa vida económica e financeira.

O ano escolar de 2018 chegou ao fim. Os rapazes, como habitualmente nos tempos livres doutras actividades, são ocupados nos trabalhos diversos, ligados à vida da nossa Casa do Gaiato. Os mais pequenos dedicam-se às limpezas vulgares das casas de habitação e outros serviços, de acordo com as suas capacidades e idades. O sector das oficinas mantêm a sua intensa actividade. Os rapazes mais velhos, orientados pelos responsáveis, ocupam o seu tempo neste sector com uma actividade muito importante. Os sectores da serralharia, carpintaria, pintura, electricidade são locais maravilhosos para a ocupação dos rapazes e para os ajudar a preparar-se para ser verdadeiramente homens. A ocupação digna dos tempos livres constitui, sem dúvida, uma preocupação saudável e necessária na educação dos filhos. É, sem dúvida, uma actividade importantíssima na construção do homem necessário para a sociedade. "Fazer de cada rapaz um homem" é o lema orientador do trabalho educativo da nossa e vossa Casa do Gaiato. Vamos, pois, com todo o empenho, investir as nossas energias no alcance deste objectivo profundamente humano.

Neste período, antes da Festa do Natal, manifesta-se o carinho de várias entidades para com estes filhos. Os convites a participarem em festas, do tipo familiar, são frequentes. Esta atitude é um sinal de amor para com os filhos sem família natural. Os nossos filhos têm a sua família que é a Casa do Gaiato. Uma porção admirável vai, amanhã, participar numa festa familiar, organizada por uma empresa de impacto social muito importante. É um sinal de amor para com estes filhos. Estão presentes, também, no coração de cada um dos nossos benfeitores. Vamos, pois, continuar a preparar a Festa do Natal com o nosso coração aberto ao amor que deve encher todos os corações. Recebei um beijinho dos filhos mais pequeninos da nossa e vossa Casa do Gaiato de Benguela.

Padre Manuel António