BENGUELA
O Amor verdadeiro deve encher os nossos corações
Tivemos hoje, como é habitual, a Reunião dos Chefes da Comunidade da nossa Casa do Gaiato de Benguela. É necessário manter este encontro regular. São os filhos a quem está confiada a missão de acompanhar a vida normal dos seus irmãos. Na medida em que a sua responsabilidade for animada, mais eficiente é o seu trabalho. São fermento mergulhado na massa dos membros da família numerosa para que não perca a beleza do bom comportamento, em ordem ao presente e ao futuro. No grupo dos Chefes está, sem dúvida, um dos segredos da eficácia dos bons resultados educativos. Por isso, o seu acompanhamento pessoal e em grupo é um factor importante, na vida da nossa Casa do Gaiato. Como numa casa de família natural, os filhos bem acompanhados pelos pais e pelos irmãos mais velhos, são uma oportunidade maravilhosa para um bom ambiente familiar. Queremos que os nossos filhos se preparem o melhor possível para o seu futuro familiar natural.
Esta nossa Reunião, porém, foi marcada por um acontecimento maravilhoso. O Luís António, um dos Chefes mais velhos, celebrou, ontem, o fim do seu Curso Universitário, com a defesa da tese da Licenciatura, com 18 valores. Uma maravilha autêntica! Os seus irmãos, nesta Reunião dos Chefes, quiseram manifestar a sua alegria, de forma extraordinária. É, sem dúvida, um fruto do verdadeiro Amor da Casa do Gaiato para com os seus filhos. O tesouro guardado na pessoa do Luís António ficaria infecundo e perdido, sem o Amor e o carinho da nossa e sua Casa do Gaiato. A sua correspondência à oportunidade que lhe foi dada revela, também, a beleza da sua personalidade. "Fazer de cada rapaz um homem" é o Lema da Casa do Gaiato. Se não houver a devida correspondência da parte do Rapaz, este ideal não poderá ser alcançado. Vamos dar continuidade a este passo da sua vida. Estivemos juntos, em contacto com um empresário bancário, para que a vida do nosso Luís António tenha o seu futuro garantido, com um emprego digno e compensador. Temos esperança. Que este exemplo seja, na verdade, um estímulo para que todos os rapazes façam tudo o que puderem para pôr a render o tesouro variado das suas pessoas. Que todos os filhos tenham, realmente, condições para cumprir este programa.
O Amor verdadeiro deve encher os nossos corações. Temos que amar-nos uns aos outros. O modelo e a causa deste Amor onde está? Temo-lo no mesmo Amor que Cristo teve e tem para connosco. Se há um valor que não pode faltar na nossa vida é o Amor. Pai Américo, ao fundar as Casas do Gaiato, foi impelido pelo Amor de Jesus Cristo que O levou a dar a Sua vida pelos homens. Por isso, todos os homens, os mais pobres, em especial, encontrem o coração de cada um de nós cheio de amor. Há dias, quis ir ver a casa, onde mora uma pobre mulher que nos procura com muita frequência. Vive quase abandonada. Este encontro foi a solução humana digna para aquela pobre. O Amor é o caminho certo para manter a dignidade dos que caíram na miséria e necessitam do necessário para viver. Queremos viver na unidade. O segredo está no Amor. Muitas crianças abandonadas continuam à espera. O Amor nos pressiona para buscarmos todos os meios para as salvar. Esperamos o emprego para alguns rapazes mais velhos. O Caminho de Ferro de Benguela é uma das portas que se abre. Pedimos este dom com muita insistência e com esperança. Hoje, de manhã, fui pessoalmente, acompanhado dum dos rapazes candidatos, entregar os documentos necessários para o ingresso na empresa.
O Abrigo dos Pequeninos passou-nos o recado de que tem sete crianças à espera da Casa do Gaiato de Benguela. O Amor mantém o nosso coração muito aberto, à espera da hora feliz. Quando o pobre necessitado te pedir ajuda, faz tudo o que puderes para o ajudar. Não lhe fecheis os vossos corações. Recebei um beijinho dos filhos mais pequeninos da nossa e vossa querida Casa do Gaiato de Benguela.
Padre Manuel António