BENGUELA

Caminhos

No dia 4 de Março, Domingo, houve um encontro muito importante, no Bairro de Nossa Senhora da Graça. Os actores principais foram o Grupo Comunitário do Bairro de N.ª S.ª da Graça e todo o povo. O Grupo referido é animado pelos Leigos para o Desenvolvimento. Os problemas sociais que afligem uma comunidade popular, social, mais ou menos numerosa, devem ser assumidos por grupos comprometidos na busca de soluções para os mesmos. É, sem dúvida, um princípio eficaz para recuperar e construir uma convivência social digna. Este serviço muito importante está a ser prestado, no Bairro de N.ª S.ª da Graça, pelo Grupo Comunitário referido. Neste encontro com a comunidade do Bairro, foram apresentadas propostas para a solução dos problemas mais aflitivos, nesta fase da vida. A escolaridade dos filhos deve merecer uma atenção especial dos pais. É uma prioridade. Acontece, porém, que a falta de meios financeiros constitui um obstáculo para o mínimo necessário. A acção do Grupo Comunitário tem o seu papel muito importante neste sector. A frequência da escola, desde pequenos, constitui uma garantia da promoção social, devidamente acompanhada. Por isso, a presença de grupos sociais, no seio da comunidade, com a finalidade de prestar ajuda nas várias dimensões da vida social, é um factor do desenvolvimento social muito importante. Quem dera houvesse este fermento noutras comunidades, conforme as necessidades mais variadas.

Neste encontro comunitário foram abordadas outras situações sociais que pedem a participação de todos os membros. A limpeza do Bairro participada por todos os membros, de tal modo que os filhos, desde pequenos, cresçam num ambiente pobre, mas limpo. Este factor é, sem dúvida, o fruto dum serviço educativo, animado também pelo Grupo. Outros sectores da vida social foram também abordados, no sentido duma promoção social autêntica. Estes Grupos são animados por jovens a quem se juntam outras pessoas, de várias idades. É, sem dúvida, um caminho de promoção social que constitui uma prevenção contra a forma de vida social indigna. Foi um encontro lindo, participado pelo povo simples, pais e mães que escutaram as palavras que apontavam o caminho certo para seguir, de mãos dadas com os filhos. As autoridades maiores do Bairro estavam também presentes. A nossa Casa do Gaiato de Benguela está situada dentro das linhas marcantes do Bairro de Nossa Senhora da Graça. Que o Grupo Comunitário continue a ter muita coragem, para levar por diante o projecto de promoção social que assumiu, animado pelo Grupo dos Leigos para o Desenvolvimento.

O grupo de crianças do Bairro a frequentar a Escola cresceu muito, como fruto desta acção maravilhosa. A nossa própria Escola está tão cheia destas crianças que tem de buscar soluções provisórias para as acolher. Faremos tudo o que for possível. Batem-nos à porta a pedir peças de vestuário necessárias para se apresentarem na escola. Ajudamos. Deste modo, reduzimos o escandaloso contraste entre a abundância de uns e a insuficiência vital de outros. É o que acontece, infelizmente, na sociedade. Egoísmos demasiados, individuais e colectivos, impedem que o mínimo necessário de bens chegue a todos os filhos. Não fecheis os vossos corações ao amor para com o próximo. Não podemos esquecer que a propriedade privada não constitui para ninguém um direito incondicional e absoluto. Não podemos esquecer o bem dos que são absolutamente necessitados e batem à porta do nosso coração. Façamos a nossa partilha para que sejamos humanos, irmãos e felizes. Há dias, um pai acompanhado pelo seu filho, veio ter connosco. Ouviu falar da Casa do Gaiato de Benguela. Queria partilhar connosco uma ajuda financeira para a nossa vida. Acolhemos a sua oferta com o coração agradecido. Foi o primeiro encontro.

Entramos na terceira semana da Quaresma, a caminho da Festa da Páscoa. Que o nosso coração esteja aberto ao Amor para com os nossos irmãos mais pobres! Recebei um beijinho dos filhos mais pequeninos da nossa e vossa Casa do Gaiato de Benguela.

Padre Manuel António