
BEIRE — Flash's
1 À moda das antigas 'rodas'… A "Maria Enjeitada" e um filho, já homem (o Tónio da Enjeitada), iam muitas vezes lá por casa, a botar uma mão, quando o serviço apertava. E ouvi, também muitas vezes, o pai explicar a triste história das/os Enjeitadas/os. Mais tarde, na Ilha Terceira — Cidade da Praia, pude mesmo ver uma casa-museu, ainda com a janela e a roda que dá para o caminho público, onde se podiam pôr os filhos não desejados. Que, depois, eram batizados com o ferrete de filhos de pai incógnito ou enjeitado… No Arquivo Distrital do Porto, pude ver muitos desses registos… E, quando, nos últimos dias de 1959, fui para a Casa do Gaiato de Paço de Sousa, ainda conheci muitos desses filhos. Que, na gíria da Casa, mesmo à gaiato, eram referidos como filhos de pai económico… (O humor negro também é uma técnica de fugir à dor…). E sempre segui de perto as crónicas em que, quinzenalmente, com o título de «Filhos de Pai Incógnito», o Ernesto Pinto (um desses filhos) sempre defendia o direito de um filho a saber quem era o pai. Pe. Carlos apoiava-o nessa luta e … a lei foi promulgada. Hoje já ninguém mais trará esse ferrete apenso ao seu próprio nome no B.I., hoje C.C. …
Vem isto a propósito de um costume (feio?!...) a que a nossa vizinhança recorre tantas vezes — deixar-nos à porta, numa caixa de cartão, as ninhadas de cães e de gatos que… E o curioso é que, agora, até um periquito aqui veio parar… Enjeitados pelos donos, os cães e os gatos são a delícia dos rapazes. É da ciência que, à míngua de calor humano, buscamos o calor animal… É isso que explica o eclodir dos animais de estimação numa sociedade ameaçada pelo congelar(-se) — por falta do calorzinho das relações humanas…
Delicio-me a ver o Pomba a falar com os gatos, ver o Varito a chamar por mim, porque a "estrela" quer festinhas. E "a júlia" também quer, oh!… Ver a Julieta, ainda de madrugada, a ir cuidar dos meus meninos (pavões, faisões, patos e… o periquito). Porque eles também são filhos de Deus, qu'é que quer?!... E, quando foi do periquito que aqui pediu asilo e foi perfilhado pelos rapazes, até o Mário lhe arranjou uma gaiola mais condigna e lhe fez um suporte que ronda as obras de arte na madeira, em que ele é um mestre…
2 Um Calvário que "se cumpre"… Porque o inverno aperta e, enquanto não passamos para a casa nova, temos tido a sorte de uma lareira acesa, de manhã à noite. Toda a lenha que andava por aí em risco de apodrecer, agora é cuidadosamente recolhida pelo Varito — para fazer a fogueira… Não me canso de ruminar o que, para estes filhos que Deus nos confiou, pode servir de ocasião para mostrar que gostam de sentir-se úteis. Enfim, revelar um Deus / Abba que quis fazer-Se pobre entre os pobres para que todos se possam sentir enriquecidos pelo Seu Ser-para-Nós — como nosso Emanuel…
Há dias não me contive. A cena era-me enternecedora demais. De manhã, depois das Laudes rezadas ao calor da fogueira, Pe. Telmo gosta ficar ali a marrucar, com a dança das chamas — o lume é muito bonito! Uma gatita pequena, recém-chegada, mas já da casa, descobriu que o colo de Pe. Telmo é um lugar seguro e quentinho, além de ter asseguradas umas festinhas com que toda se derrete… Chega um ponto em que dorme a gatinha e dormita Pe. Telmo. Não me contive. Um bocadinho de paraíso na terra! Fiz foto e mandei para o Resende — o nosso homem do facebook. Sei que, logo nesse dia, muita gente se enterneceu…
A mesma gatinha descobriu que o Mário também gosta de gatos. Fala com ela e sempre deixa cair umas migalhitas abaixo da mesa… Ela já sabe: se quer colo, busca Pe. Telmo; se quer um aconchego para a barriguita, é com o Mário…
Deito-me de coração agradecido. Num incansável Deus louvado porque esta ERPI, para o ISS(1), ainda não beliscou, no essencial, esta palavra tirada do Evangelho que é o nosso Calvário. Assim, ele "se cumpre", na delicada missão que lhe está confiada por nascimento…
3 Em busca do que "Deus quer"… O poeta formulou o mistério — Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce… Pai Américo, muitas vezes se reviu aí e gostava de saborear o nascer da Obra da Rua como um fruto sazonado de um querer de Deus… Referia-o nos seus escritos e atestava-o em público. Lembro perfeitamente o quanto essa ligação me tocava, lá nos meus sonhos de adolescente e jovem inflamado pel'O Gaiato… Desejava tornar-me capaz de sonhar o que Deus quer…
Ultrapassa já uma década esta luta por um aclarar o papel entre as instâncias do ISS e o papel das IPSS's, também reconhecido como imprescindível. Para dar resposta capaz às questões que uma ação social cond'IGNa(2) sempre pressupõe — Deus não é contra César, mas não pode tolerar que César não respeite os direitos de Deus. «Dai a César o que é de César». Mas não esqueçais de «dar a Deus o que é de Deus». E o Papa alerta: «Os remédios técnicos não resolvem sozinhos as questões que implicam a ambos — Deus e César»…
_________________________________________-
1 — Só para recordar: ISS = Instituto da Segurança Social; ERPI = Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas; IPSS = Instituição Particular de Solidariedade Social.
2 — Prometo dizer-vos o que entendo por uma ação social cond'IGNa — ao jeito de Pai Américo…
Um admirador
[Escreve seguno o acordo ortográfico]