ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
PASSEIO ANUAL — No passado dia 9 de Junho a Associação organizou mais um passeio que anualmente presenteia os sócios Gaiatos, seus familiares e amigos, que vai já na 10ª edição desde 2008 quando esta Direcção tomou posse. Este ano e da parte da manhã rumamos a Aveiro. Alguns foram passear e outros quiseram desfrutar de um magnífico passeio de "barco moliceiro" pelos canais com vista para a cidade que o nosso Presidente Miguel tratou de providenciar para os 20 aderentes à navegação. A simpática "Guia de Moliceiro" Patrícia ia explicando os pontos que se avistavam do canal das Pirâmides, como a "Marinha da Entroncalhada" muito famosa da indústria do sal. Sempre que passávamos nos entroncamentos com outros canais, como o de S. Roque que leva ao Bairro dos Pescadores ou o do Fojo que é a parte mais nova, a Patrícia tocava bem alto na gaita a sinalizar presença. A alegria era patente nos olhos de todos. Um ponto emblemático e admirável do trajecto, surge depois da Ponte do Amor e da Amizade, quando se avista o Hotel Meliá Ria e a antiga Fábrica de Cerâmica dos tijolos Jerónimo & Filhos, onde depois se faz a inversão de marcha junto à Maria das Fontes com regresso ao cais de embarque da empresa "Viva a Ria" que fez aos Antigos Gaiatos um desconto assinalável no bilhete. Agradecemos e desejamos as maiores prosperidades. Antes do almoço, o «Tiroliro» e o «Eusébio» deslocaram-se ao Hotel Imperial a fazer uma visita à D. Deolinda, hoje com 92 anos, e que ao longo de décadas acolheu os vendedores d'O GAIATO. Ficou muito feliz e recebeu beijinhos em nome de todos nós. Da parte da tarde e após o piquenique de almoço na Gafanha da Encarnação, tomámos o sentido da Mealhada e subimos ao Buçaco para admirar na mata nacional uma paisagem deslumbrante e o imponente Palace Hotel, património edificado de rara beleza. A chuva caiu forte mas depois deu tréguas, para que os elementos da Tuna Musical actuassem com um reportório improvisado mas bem gerido, que deslumbrou a comitiva e os turistas. Mas, volta a cair água e manda-nos embora para cotas baixas e a Cúria recebeu-nos no agradável Parque. Cantamos os parabéns ao nosso Presidente Miguel e à D. Madalena que era também aniversariante. No regresso a Paço de Sousa não faltou música e anedotas para animar a viagem e todos agradados com o maravilhoso passeio. Obrigado aos que participaram e para o ano vem tu também, que com certeza vais gostar.
BODAS DE PRATA - PARABÉNS PADRE JÚLIO — A 11 de Julho de 1993 o nosso Padre Júlio Pereira recebeu de D. João Alves, Bispo de Coimbra, a Ordenação Presbiteral na Sé de Coimbra. Sete dias depois e na Festa do "Dia de Pai Américo" celebrava na nossa Capela para a Comunidade a "Missa Nova". Já passou ¼ de século e a Associação dos Antigos Gaiatos do Norte recorda que nesse dia todos o receberam de coração aberto a sua vinda para a Obra da Rua e entrega a Deus. Quisemos enaltecer o dia e para o nosso bem, termos mais um discípulo seguidor da Doutrina de Pai Américo, entregando-se de corpo e alma à paixão por Deus e pelos pobres. Nós já havíamos assimilado há muito aquela deslumbrante frase histórica do nosso Pai «Sem Humildade Nada» e as mãos tremiam segurando a pagela desta efeméride ao lermos nela com emoção «Imita-Me em tudo. Naquilo que não fores capaz, sê Humilde»! Soava da mesma forma o dom da Humildade, o "Mandamento do Amor a Deus"..." nada querendo para si, nada ter para se gloriar" e ser apenas Pai das crianças abandonadas, com sacrifício e muita coragem. Mas, aquela mensagem que o Padre Júlio há 25 anos nos dizia a todos, fazia crer que seria um grande pilar desta Casa, bastava tão só ter acreditado em Deus pela Obra de Pai Américo. Esse dom da Humildade, que em si vemos e nos incute nas nossas vidas de antigos e atuais Gaiatos, nos faz hoje — Humildemente! — pedir que continue a lutar na causa de elevação e reconhecimento em todo o Mundo do nosso Pai Américo a "SANTO" e lhe agradecer a sua entrega à Casa do Gaiato do Padre Américo, desejando que continue a gerir e defender os destinos verdadeiros para o qual o Fundador também lutou e deixou assinalado nessa simbólica bandeira: «A Obra da Rua é dos da Rua»!
DIA DE PAI AMÉRICO ESTE ANO ASSINALA-SE A 22 DE JULHO - «Sou da Santa Madre Igreja Católica, aonde espero morrer. Não desejo os paramentos do Altar, mas somente a batina e descalço»! Pai Américo.
Estabelecido há muito em ser o Domingo a seguir ao 16 de Julho — quando não calha no próprio dia — faremos este ano a festa do nosso encontro/convívio no dia 22. O verdadeiro sentido que se assinala neste dia, é sempre inalterável: recordarmos a partida do nosso Pai para o Céu, que para nós, frágeis humanos, nos pareceu chocante e aos Gaiatos até incompreensível essa perda na terra a parecer irremediável. Mas os desígnios de Deus trouxeram alento à Obra da Rua, com a continuidade de outros sacerdotes e a sua entrega e dádiva de Amor a nós, crianças pobres. Este encontro anual dos antigos com os atuais Gaiatos é sempre a cada ano marcante e inovador para alguns que já se não vêm há muito tempo. Ora, este ano, temos então para te oferecer para assinalares e recordares para o futuro este especial dia, três temas fortes que te vão arrasar o coração de alegria:
Como vês, tens motivos mais que suficientes para estares presente e com Amizade te dizemos:
Anda, que és dos nossos!... que estamos de braços abertos à tua espera!
Elísio Humberto