
PAÇO DE SOUSA
BATATA — Infelizmente a nossa boa colheita da batata foi só aparentemente boa, porque os tubérculos apanharam o arejo, como por aqui se diz, e vêm apodrecendo mais do que é o habitual. Vamos procurando salvar o que é possível aproveitando a cada parte boa da batata para a sopa e acompanhamento do prato principal. Os que já não é possível utilizar para a nossa alimentação é utilizado como estrume nos campos para aumentar a riqueza de nutrientes na terra.
PERUS — Uma das nossas peruas foi chocar os seus ovos para o meio do pomar, em um local desabrigado, correndo o risco de perder os seus filhotes. Para salvaguardar o seu desenvolvimento colocamo-los num caixote adequado. Infelizmente, um dos filhotes não resistiu, contudo, os outros dois estão saudáveis e animados para poderem sair ao livre e conviverem com os restantes animais que coabitam no pomar.
TREINOS — Após a inauguração oficial do Pavilhão de Paço de Sousa, iniciámos os treinos neste novo recinto pronto a ser estreado. Os treinos decorrem às terças-feiras e quintas-feiras das 20h- 22h. Durante o treino há uns minutinhos para aquecimento dos atletas, depois um tempo de treino livre para brincar com a bola e fazer passes com os companheiros antes de se iniciar o treino seriamente.
Primeiramente, é a parte física o primeiro a ser posto à prova, com exercícios de cardio, desde flexões, abdominais, entre outros, seguindo treino de resistência com vai e vens em velocidade moderada e máxima. Após já estarmos todos estourados, descansa-se uns 5 minutos para hidratação para depois retomarmos o treino, agora avaliando a parte táctica.
Alguns dos nossos atletas não estando ainda tão acostumados com a prática de futsal, vêem-se ainda um bocado perdidos dentro do campo, tendo o apoio dos mais experientes nas suas aprendizagens. Treinamos o colectivo, onde todos atacam e todos defendem, movimentações importantes na qual podem decidir resultados e ainda há tempo para exercitar a técnica individual de cada um, ao rematar a bola, na recepção, drible muito mais, tudo com as instruções da equipa técnica que vai fazendo o seu papel.
FESTA DE ANIVERSÁRIO DA OBRA DA RUA — No dia 16 de Julho, iremos celebrar mais um aniversário da Obra da Rua. Como habitual teremos a celebração da eucaristia pelas 12h, onde teremos como coro a Associação de Antigos Gaiatos do Norte. Seguidamente, ás 13h dá-se o almoço, onde será possível escolher dentro das possibilidades o que cada pessoa pretenderá almoçar, assim como a bebida e sobremesa. A refeição é distribuída nos tabuleiros, e depois ao ar livre nas mesas, cada um escolherá o seu lugar para se sentar e desfrutar do almoço.
Para quem quiser depois ir ao bar tomar café, também haverá essa possibilidade, assim como jogar à sueca, snooker ou até mesmo relaxar a ver televisão. Ao longo da tarde, também o Museu encontrar-se-á aberto para visitas, assim como a piscina para quem quiser refrescar-se por lá ou apanhar banhos de sol enquanto conversa.
Não esquecer também a muita música que haverá ao longo de toda a tarde, mais uma vez proporcionada pela Associação para animar este grande dia. Para terminar a tarde, por volta das 17h, haverá o lanche onde será possível saborear do delicioso caldo verde da experiente cozinheira D. Fátima ou uma outra opção que com certeza haverá.
Estejam atentos a mais notícias e actualizações através do jornal digital ou da nossa página do Facebook "Gaiato Obra da RUA".
José Júnior