
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO
Passou já muito tempo, sem darmos sinal de vida, depois do nosso encontro, em Setembro, na Senhora da Piedade, em Tábuas - Miranda do Corvo. Foi muito agradável o convívio entre amigos, que não se viam há longos e vários meses, com almoço partilhado. Houve da parte de todos o cuidado de conviver à distância conveniente para que fosse possível evitar os eventuais contágios do Covid-19. Apesar de todas as condicionantes, foi muito salutar sairmos de casa, conviver com a natureza e com os amigos. Aproveitámos para promover a venda do livro Padre Horácio - Crónicas Escolhidas e Documentário Fotográfico.
Testemunhamos que este livro mostra o empenho e a entrega no serviço aos mais necessitados, seguindo, em modo muito semelhante, o nosso Venerável Padre/Pai Américo. A escrita de Padre Horácio é simples e objectiva. Relata a realidade vivida em Miranda, na zona centro do país e, mais tarde, no Património dos Pobres; servindo sempre os mais necessitados e marginalizados. Demonstra uma vida empenhada em plena consonância com Pai Américo e com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Padre Horácio, como educador, assim como qualquer pai, nem sempre agradou aos que estiveram aos seus cuidados. Estamos certos de que o seu objectivo foi sempre o bem de todos e particularmente da comunidade de Miranda, da qual foi responsável por várias décadas.
Aconselho a leitura deste livro, de um modo especial aos gaiatos de Miranda.
Como a pandemia ainda é preocupante para todos, há ainda grande risco de contágios em encontros com muita gente e porque as autoridades oficiais não o permitem, este ano não haverá, novamente, o nosso encontro anual em Miranda do Corvo.
Pensamos repetir o que fizemos na Senhora da Piedade, em Tábuas, à semelhança do ano anterior, uma vez que nos pareceu ser do agrado de todos os participantes. A seu tempo daremos mais pormenores, caso as entidades oficiais e a Comissão de Conservação e Melhoramentos do respectivo espaço nos permitam realizar o convívio.
Recordamos que os objectivos da Associação consideram a solidariedade como fundamental. Assim, dêmos a ajuda possível a todos os nossos "irmãos" gaiatos, particularmente nestes tempos de maior crise social. Se conheceres algum associado a quem a Associação possa ser prestável, dá-nos conhecimento, para que possamos avaliar e planear a respectiva resposta.
Que o Venerável Padre/Pai Américo interceda por nós, a Deus Todo Poderoso, para nos livrar desta pandemia.
José Martins