ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO

Celebrámos a 28 de Janeiro, uma homenagem ao nosso Padre Horácio, na sua terra natal – Lentisqueira/Mira, data celebrativa do centenário do seu nascimento.

Contámos com a colaboração e apoio do senhor padre Manuel Mendes, da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, e do senhor bispo Dom Pelino, que desde o inico se empenhou com entusiasmo na organização.

Foi um dia muito agradável e de grande gratidão.

Agradecemos aos gaiatos, que quiseram confirmar a Padre Horácio, que "a gratidão é a memória do coração". O nosso agradecimento, muito sincero, ao povo da Lentisqueira, que quis estar bem presente em todos os momentos e que preparou um almoço delicioso para todos os que quiseram continuar o convívio durante a refeição.

O nosso Padre Horácio bem mereceu esta singela homenagem, pois, todos nós que o conhecemos, sabemos que foi um grande homem, particularmente na sua simplicidade de amar os rapazes, como se seus filhos fossem.

Celebrou-se a missa dominical na capela da Lentisqueira, presidida pelo senhor bispo Dom Pelino. Rumámos ao cemitério, onde fizemos uma oração de agradecimento a Deus, por todo o bem que Padre Horácio fez em favor dos mais necessitados e, pelo povo e sua terra natal. A sua campa ficou enfeitada com 100 rosas brancas dos gaiatos, e uma coroa de flores oferecida pelo povo da Lentisqueira.

Almoçámos com partilha dos nossos farnéis, e a refeição preparada e oferecida pelo povo da Lentisqueira aos rapazes da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo.

Antes de nos despedirmos houve as normais palavras de regozijo e agradecimento por parte dos representantes dos grupos organizadores e das entidades representativas das comunidades.

No final, as abundantes sobras, depois de acondicionadas, foram entregues aos gaiatos.

Lembramos os nossos associados de que a ida a Cabril/Pampilhosa da Serra está prevista para 14 de Abril. A seu tempo daremos pormenores.

Fernando Martins