ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL — É com orgulho que podemos deixar aqui registado o resumo do programa que a nossa Associação como Organizadora levou a cabo nos três primeiros Domingos e no Dia 25 de Abril, na comemoração deste histórico Dia de 1974 para a conquista da Democracia Portuguesa e para os Portugueses. No dia 7 de Abril tivemos a partir das 15.30H a Arruada/Show de Bombos e cavaquinhos, desde a Junta de Freguesia até ao Mosteiro do Salvador. O Povo que assistiu nas ruas e no Largo Gamuz, adorou.
No dia 14 e a partir das 15.00H realizaram-se os jogos tradicionais. O dia muito solarengo não convidou os presumíveis participantes do "Jogo da carica" a pôr em prática nas escadas de acesso ao Mosteiro. Iniciou-se então com o lançamento do "Pião" e do espectacular "Arco com Gancheta" através dum percurso sinalizado com fitas, desde a cota baixa da Torre até aos sarcófagos na entrada do Mosteiro e regresso ao ponto de partida. Alguns participantes quiseram efetuar duas voltas cronometradas pelo "Papa-figos" na tentativa de melhorar o tempo. Foi um êxito o desempenho dos "cotas", pois há coisas que se aprende e nunca mais esquece.
Seguiu-se o Concerto Musical de Rua que esteve a cargo da Comissão de Festas de Nª.Sra. de Lourdes de Paço de Sousa. Um dia muito belo e bem divertido. Já no dia 21 e a partir das 15.00H tivemos a "Tertúlia" de Conversas «Antes e depois do 25 de Abril» no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa. Atuou a Tuna Musical e deram os testemunhos o Sr. António Arlindo, ex-jornalista e o Sr. José Claudino da Silva, autor do livro "O puto de Serradelas". No final o nosso presidente abraçou fraternalmente e ofereceu individualmente aos dois participantes um filme em dvd de memórias da Revolução dos Cravos, bem como o livro "Esses caminhos que andamos" e o também nosso CD "LÀ" da Tuna Musical. Foi tirada foto de Grupo de todos que participaram e assistiram ao Evento, inclusive os Soldados da Paz. Dia memorável reconhecido positivamente pelo Sr. Presidente da J.F. de Paço de Sousa, Adelino Sousa.
Na quinta-feira de 25 de Abril e logo pelas 09.00H, teve inicio a "Caminhada da Liberdade" organizada pela Junta de Freguesia de Paço de Sousa, com uma forte adesão; A partir das 14.30H e após o palco montado e afinações de som, escutaram-se as "Canções de Abril" pela Tuna Musical da Associação; Sensivelmente uma hora depois, deu-se a entrega de prendas (da Associação e da Autarquia local) aos participantes dos Jogos Tradicionais, entregues pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia; Foram distribuídos cravos, o símbolo da Liberdade e Fraternidade.
O programa continuou com um momento muito aguardado pelos locais e pelos visitantes, a actuação do Rancho Folclórico de Paço de Sousa; Com a participação popular dançante numa das canções com os elementos do Rancho, gerou-se um momento divinalmente participativo, testemunho dos usos, costumes e tradições da Freguesia.
Encerrou-se com a "Merenda Partilhada" no local e tal como nos outros dias, com iguarias regionais e não só.
Como Organizadora, agradecemos às Entidades que connosco colaboraram: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa; Câmara Municipal/Sentir Penafiel; Comissão de Festas Nª. Sra. de Lourdes; Rancho Folclórico de Paço de Sousa e Junta de Freguesia desta nossa Vila. Obrigado a toda a gente que por cá esteve nestes dias e despedimo-nos com um conselho escrito que nos deixou nosso VENERÁVEL Pai Américo, e que se enquadra neste tema que acima descrevemos: «Pode acontecer que à força de ouvires dizer que o homem é livre, e tu mesmo quereres, também, armar em livre, pode acontecer, digo, que venhas mas é a dar num libertino!»
Elísio Humberto