ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
— Deixe-me ir embora ou fujo. — E fugi... cometendo o maior erro da minha vida!
Está sepultado em campa no cemitério de Paço de Sousa. A Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte não esquece e presta esta solene homenagem, cientes de que está no Céu e que descansa em Paz.
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL — Conforme havíamos planeado e felizmente o tempo ajudou, a Associação levou a cabo um programa para comemorar o Dia da Liberdade, conquista de Abril há 44 anos. Este ano quisemos ser, com a nossa mensagem, mais extensivos geograficamente e actuamos com a nossa Tuna Musical em dois locais bem perto de nós. Na noite de 24 para 25 de Abril estivemos em Parada de Todeia, freguesia do Concelho de Paredes, onde fomos fraternalmente bem recebidos pelos membros do executivo da Junta da Freguesia, que colocou à nossa disposição o salão de espectáculos, para podermos oferecer a partir das 21.00h aos muitos que estiveram presentes, belíssimas cantigas rítmicas e de baladas com arranjos musicais, mas sempre com a marca histórica que Zeca Afonso eternizou. Também se declamou poesia em homenagem a todos que lutaram pela liberdade que hoje podemos desfrutar. Não esquecemos de ler uma crónica de Pai Américo, que naquele tempo chamava a atenção aos Gaiatos sobre a liberdade que podiam usufruir, sempre para o bem pessoal e da comunidade.
No dia 25 de Abril e a partir das 14.30h como vem sendo habitual já há alguns anos, actuamos na nossa freguesia de Paço de Sousa, do concelho de Penafiel, no Largo Gamuz, junto ao imponente Mosteiro românico. O reportório oferecido foi idêntico, este com a particularidade de ser ao ar livre e termos a visita de actuais e antigos Gaiatos que vêm ver a Tuna Musical actuar e confraternizar. No final tivemos merenda partilhada com os presentes, havendo no primeiro a colaboração da Junta de Freguesia.
Queremos continuar a caminhar Abril, neste Portugal que se quer mais justo e unido, sem nunca esquecermos aquele conselho de prevenção que um dia Pai Américo deixou registado em "Notas da Quinzena": «Sê livre, mas não sejas libertino!»
PASSEIO ANUAL — Após alguns acertos de calendarização, a Associação escolheu o dia 9 de Junho, sábado e véspera do Dia de Portugal, para efectuarmos o passeio anual. Depois de ano passado termos ido a Guimarães, este ano iremos visitar e desfrutar da beleza de Aveiro e o magnifico postal da sua Ria, relembrando durante a manhã a história das salinas e a arte de recolher essa preciosidade, bem como a transfiguração dos característicos moliceiros de outrora em maravilhosos barcos de Turismo, sem esquecer as iguarias culinárias, entre outras coisas.
De tarde, rumamos ao Buçaco, para aí encontrarmos um histórico paraíso natural e edificado, que felizmente tem sido preservado e teima continuar erguido para o futuro.
Para vires com a família Gaiata e saberes mais pormenores logísticos, faz a tua reserva de lugar no autocarro para os habituais contactos da Direcção: Miguel 912 163 569 e Maurício 917 414 417. Como é normal, o local de encontro para embarque é em frente à sede da Associação (antigo edifício dos CTT de Paço de Sousa) às 08.00h.
Até lá, recebe aquele abraço.
Elísio Humberto