ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

5º ENCONTRO/CONVÍVIO DOS ALUNOS DA TELESCOLA 1973/75

«A amizade torna a nossa cruz mais doce». Foi com este espírito que participei no passado dia 1 de Junho no 5º convívio dos antigos alunos que frequentaram o Ciclo Preparatório TV (Telescola) na época de 1973/75 do século passado. O local do encontro deu-se uma vez mais no largo do Cruzeiro na nossa Casa de Paço de Sousa, onde fomos recebidos pelos organizadores, Jorge Alvor e António Godinho. Este ano alguns normalmente assíduos não puderam estar presentes, mas aderiram novas caras, como o Rui Manuel e também a professora Albertina, docente que à época substituiu a D. Teresa quando esta se aposentou. Estavam presentes 15 alunos e mais 4 docentes que nos ensinaram tanto naqueles tempos: D. Maria Angélica, D. Maria Teresa, D. Albertina e sr. Abílio Silva.

A porta do "Museu/Memorial Padre Américo" foi uma vez mais aberta para nós, pois o local no antigo edifício das Escolas é tão simbólico, onde outrora tivemos as aulas do 1º ao 6º ano do Ensino Básico. Deveras emocionados, agora já podemos percorrer este espaço munidos de um pequeno catálogo descritivo da exposição, para além do livro de presenças onde deixamos o nosso testemunho e agradecimento. Estar ali presentes, alunos e professores que não se esquecem, é partilhar entre todos recordações que marcaram as nossas vidas, irmanando neste dia do nosso coração, as alegrias que nos envolveram em tempo de crianças e adolescentes, que ainda hoje nos fortalecem a alma. Todavia, faz parte da grandeza de cada um, também chorar e o fizemos no 2º Cemitério de Paço de Sousa, onde uma vez mais fomos depositar flores na campa do nosso irmão «Toninho».

Daqui saímos para o local do convívio gastronómico, que é tradição na reserva das mesas pelos organizadores, o restaurante "Moleiro", propriedade do nosso também antigo colega da Telescola, o João, filho do sr. Alcino, que matriculava o filho a aprender juntamente com os Gaiatos. Uma vez mais à mesa, Gaiato daqueles tempos junta-se em caloroso clima com os irmãos, com companheiras e companheiros do exterior da Casa do Gaiato e com os nossos docentes, num recanto idílico junto ao Sousa.

Elísio Humberto