ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
Dia de Pai Américo
Para um Gaiato, a história da Obra da Rua é o laço de união entre o passado, o presente e o futuro. É ela, a história, que ilumina as sombras do esquecimento e faz recordar os factos vividos em Comunidade ao longo de várias gerações, fazendo com que muitos, mesmo de longe, estejam presentes neste dia especial, em que festejamos o nascimento de Pai Américo para o Céu. A história da Obra da Rua, nossa segunda Mãe, faz parte da história da nossa vida. E é por isso que quem herdou o nome «Gaiato» por viver anos com esta família, nesta comunidade, deve riscar de vez a pessoa no singular. Deve sim, agir no plural e como um todo, partilhar o que aprendeu nesta Casa com os actuais rapazes que ainda nela vivem, juntando-se fraternalmente àqueles que lutam para aproximar e unir a família Gaiata, que sabemos todos estar tão dispersa pelo Mundo. E hoje, mais do que nunca, há tantos meios para cumprirmos com os ensinamentos do fundador: «Meus filhos, na nossa família não há separação, nem incomunicáveis, se estivermos todos juntos!» E nem ele se separou de nós, vigiando e guiando-nos lá do Céu.
Ora, como sabes, é sempre no Domingo a seguir ao 16 de Julho - quando não calha no próprio dia — que se realiza este encontro anual familiar. Este ano calha portanto a 21 de Julho e o verdadeiro sentido que se assinala é inalterável: recordarmos a partida do Pai para o Céu, e estarmos uma vez mais "todos juntos" para confraternizar e matar saudades, antigos e actuais Gaiatos, bem como os outros Sacerdotes com a sua entrega e dádiva de Amor a nós, que fomos crianças pobres. E para aqueles saudosos Pais, bem como os irmãos desta família que já partiram deste mundo, lembramos com saudade e pedirmos a Deus o seu eterno descanso.
O programa terá início pelas 09:00 horas com a realização da Assembleia Geral na sede da Associação, e que tem a seguinte ordem de trabalhos (convocatória já publicada atempadamente na página do Facebook "Nova Associação Gaiatos":
Leitura e aprovação da Acta da Assembleia Geral anterior; Apreciação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas da Direcção referente ao ano 2018; Apreciação, discussão e votação do Orçamento e Plano de Actividades para 2019, bem como outros assuntos de interesse dos sócios. Pedimos que estejam presentes o maior número de associados.
Iremos de seguida ao 1º Cemitério de Paço de Sousa para depositarmos flores na campa do nosso Padre Carlos. Após recepção de todos junto ao cruzeiro, terá lugar a Eucaristia às 12:00 horas na nossa Capela, com deposição de coroa de flores na campa de Pai Américo. Para darmos uma resposta positiva ao apelo do Sr. Padre Telmo, sugerimos que mais Gaiatos participem no acto, acercando-se da campa rasa aquando da deposição das flores, tornando assim um gesto mais sentido e divino.
Depois da Eucaristia segue-se o almoço no antigo refeitório e o convívio entre a Comunidade Gaiata de todas as gerações, pela tarde fora, com a Tuna da Associação a animar musicalmente. Para o almoço, não esqueças de trazer bolinho para partilhar com todos.
Outras informações e pormenores serão dados durante a homilia pelo Director da Obra da Rua, Sr. Padre Júlio. A Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte lá estará para colaborar.
Tens sempre, neste dia, motivos mais que suficientes para estares presente e com Amizade te dizemos: - Anda, que és dos nossos! ...que estamos de braços abertos à tua espera!
Elísio Humberto