ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

ARTE, UM DOM DE QUEM A CRIA - Maio de 2019 na Biblioteca M. de Penafiel é uma panóplia de acontecimentos culturais, que vai desde a "risoterapia" ao cinema, exposições de fotografia e pintura clássica, bem como apresentações de obras literárias. Conforme partilhamos na última crónica, foi com enorme prazer que a Associação acedeu ao convite da Directora, Dra. Adelaide Galhardo, para embelezarmos com a Tuna Musical os momentos que antecederam a apresentação do livro do Prof. Joaquim Martinho, de Paço de Sousa, «Do Alentejo à Andaluzia».

Enquanto decorria a afinação de instrumentos, fizemos uma visita à exposição de pintura «África Minha» no espaço lateral e superior do auditório, da artista plástica autodidacta Maria Emília Galhardo, natural de Angola. Nesta sua 1ª exposição singular confidenciou ser "a África que guardei em fantásticas fotos e dou na tela o meu toque pessoal". Com temas tão diversificados, sobressaem os animais selvagens, as paisagens e as pessoas, naturalmente africanas. Habilidade e técnica própria que resulta em ARTE. Muitos Parabéns!

De regresso ao auditório já totalmente preenchido, deu-se início ao momento musical e ficamos contentes pelo desempenho da Tuna, cujo reportório específico agradou a todos os presentes que agradeceram com muitos aplausos no final de cada canção, com particular destaque a uma adaptação do velho êxito "Una paloma blanca" com toque musical dos intervenientes e os arranjos na letra pela vocalista Alzira, que realçamos aqueles emotivos versos: «Uma paloma branca voa no ar e tu na terra sempre a lutar»... essa grande luta do Prof. Martinho contra a Esclerose Lateral Amiotrófica.

Tem então início a apresentação e retivemos no agradecimento aos presentes pela Directora deste caloroso espaço "a admiração e o carinho com que todos o acolhem e apoiam" o que é socialmente louvável.

Seguiu-se uma abordagem pela representante da APELA, Dra. Teresa Moreira, que elucidou os presentes sobre alguns pontos da doença que afecta já muita gente, tornando-se num "doente com mente livre aprisionada no seu corpo" e para os quais a missão da APELA é acompanhar e minimizar o sofrimento de quem padece.

Um dos grandes momentos da noite foi a alongada e estudada apresentação do livro em si, pelo nosso Pe. Manuel Mendes, que se deslocou de Miranda do Corvo, onde gere a Casa que Pai Américo fundou à quase 80 anos. Para esta festa merecidíssima do Prof. Martinho nunca poderia faltar. Apresentou-se com uma breve alusão à sua missão na causa da tão aguardada Beatificação de Pai Américo e como aluno que foi do autor, sem esconder que tem "uma costela de alentejano" (seu pai, o nosso saudoso irmão Júlio Mendes era de Elvas), pelo que compreendeu bem os diversos pontos narrados no livro que considerou "muito forte", pois descreve ao pormenor páginas negras da luta social e política de Portugal e de Espanha, revendo, no entanto, tanta gratidão por que passou, porque aquela frase no final o tocou profundamente: «(...) acredito piamente no BEM, que atrai o BEM»!

Para a autarca Vice-Presidente Dra. Susana, mereceu realce algumas confidências deste ilustre desconhecido, alguém que já tinha plantado árvores, ensinado tantos alunos, criado filhos e faltava-lhe o sonho da escrita, hoje concretizado com este livro.

Para o momento final, quiçá o mais aguardado de todos, colocou-se ao lado do Prof. Martinho e tomou da palavra a esposa, Professora Lourdes, que foi docente na escola da Casa do Gaiato em Paço de Sousa. Foi um momento que emocionou muitos e com sentidas palavras agradeceu a presença de todos ali presentes e dos elementos familiares alguns ligados à saúde, como aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc... que têm colaborado na luta contra esta doença de que o seu marido é vítima. Destacou também as palavras do Pe. Manuel Mendes e a colaboração do seu irmão Luís Mendes na elaboração da capa do livro. Seguiu-se a sessão de autógrafos e encerrou como habitualmente com "porto de honra". Obrigado ao Professor Martinho e Professora Lourdes por este exemplo de tanta força e coragem nesta árdua luta da vida de quem padece de ELA. Ao autor os Parabéns pelo seu contributo no mundo da escrita, que engrandece culturalmente o concelho de Penafiel e o nosso País. Viemos assim mais enriquecidos espiritualmente e com mais sentido social fraterno.

PASSEIO ANUAL — Estão quase preenchidas as reservas no autocarro para o nosso passeio anual que vamos realizar no dia 25 deste mês à bela terra de Mondim de Basto. Aconselhamos que para não atrasar a partida cheguem com alguma antecedência para embarque.

Aqui fica o programa: 08h00 - Partida do autocarro junto à sede da Associação (antigo edifício dos CTT de Paço de Sousa). Chegada a Mondim (próximo à Junta de Freguesia)... pausa para pequeno almoço e afins... existem vários cafés.

Os que quiserem podem juntar-se ao grupo um Guia de Pedestrianismo/Montanha qualificado para nos acompanhar na deslocação imediata às «Fisgas de Ermelo» (aconselha-se que levem calçado desportivo confortável, boné e garrafinha de água). Pequeno percurso para conhecer as maravilhas naturais da Serra /Parque Natural do Alvão.

Regresso ao autocarro e retirada para o «Monte Farinha». Piquenique num belo Parque de Merendas "traz do teu e come com todos". Subida e visita à «Capelinha da Sra. da Graça». Momento musical para descontrair.

16:30/17:00h Regresso ao centro de Mondim de Basto para a Missa na Igreja Matriz de S. Cristóvão (acompanhamento musical dos elementos da Tuna nos cânticos litúrgicos). Lanche de despedida e regresso a Paço de Sousa.

Gaiatos, Familiares e Amigos: Não percam esta oportunidade para vir confraternizar e passar um agradável dia connosco.

Para os últimos lugares no autocarro aqui vão os nºs do Maurício e do Miguel: 917414417 e 912163569. Até lá, Aquele Abraço.

Elísio Humberto