ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

EVENTOS E PARTICIPAÇÕES - Cá estamos de volta para partilhar convosco o plano de maior relevo dos eventos e participação da Associação, nestes primeiros meses de 2019. Ora, como os ensaios da Tuna Musical têm decorrido muito certinhos para manter os tocadores e vocalistas afinadinhos, o primeiro destaque vai para a participação da Tuna na actuação que efectuou no passado 12 de Abril na Biblioteca Municipal de Penafiel, no convite que aceitamos para abrilhantar com um reportório à "Abril", durante a apresentação da revista cultural «Equívocos», fascículo nº 8 que tinha por tema a "Felicidade". Do seu editor, Dr. Augusto Canetas, realçamos duas frases proferidas: «viver do sonho e para o sonho» e «dar continuidade à revista com o objectivo de difundir a palavra e partilhar energias positivas». Também o apresentador Dr. Paulo Morais abordava o tema em causa e realçava para reflexão que «não pode haver gente feliz se à sua volta houver infelizes».

Aproveitamos também para visitar a "exposição fotográfica" que decorria no espaço contiguo superior do auditório, com trabalhos de António Cotrim sobre os tempos do Tarrafal, no campo de prisioneiros em Cabo Verde, entre 1936/1974. Intitulava-se «Tarrafal nunca mais».

O singelo reportório musical da nossa Tuna trouxe momentos de saudade e agradou aos presentes, que recordaram temas de Zeca Afonso e a Revolução dos Cravos, 45 anos depois.

No final, aos dois apresentadores e à Associação dos Antigos Gaiatos foi oferecido pela Coordenadora do evento Dra. M. Adelaide Galhardo um exemplar do livro Descripção historica e topografica da cidade de Penafiel, outrora Arrifana de Souza, do autor António D'Almeida, que agradecemos. A Directora da Biblioteca Municipal agradeceu a todos pela presença e colaboração e encerrou o evento convidando para o diálogo com um "porto de honra".

No dia 25 de Abril em que se comemora a Liberdade, vamos estar presentes com a Tuna Musical na freguesia de Rans, do nosso concelho, onde actuaremos para animar musicalmente da parte da tarde o programa da comemoração do 45º aniversário do Grupo Recreativo e Desportivo de Rans.

Aproveitamos para vos convidar a estarem presentes nestas festividades promovidas pelo GRDR desta simpática terra e assistirem ao vivo à actuação da nossa Tuna.

No dia 03 de Maio pelas 21.00h estaremos de regresso à Biblioteca Municipal de Penafiel, para abrilhantar o lançamento do livro Do Alentejo a Andaluzia, de Joaquim Martinho, professor aposentado de Paço de Sousa, livro que irá dar corpo a uma investigação que iniciou aos 19 anos. Tem hoje 64 e após lhe ser diagnosticado "Esclerose Lateral Amiotrófica ELA" Joaquim Martinho quer concretizar um sonho constantemente adiado e dar a conhecer vivências e relatos da Guerra Civil de Espanha (1936/39) ainda hoje desconhecidos de tanta gente. Como o contacto social é imprescindível para o ser humano, lá estaremos com a nossa Tuna e um selecto reportório a condizer com o evento. Destaque-se que as verbas angariadas na venda do livro revertem para a APELA -Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica. Vem ver a nossa actuação e apoiar esta nobre causa, que se reveste também de enriquecimento cultural.

PASSEIO ANUAL — No próximo dia 25 de Maio a Associação vai levar a cabo o já carismático "Passeio Anual", com que presenteia os sócios, Familiares e Amigos, evento que sob o mandato desta Direcção, vai já na 11ª edição. Para este ano, estamos a preparar uma deslocação à bela terra de Mondim de Basto, onde iremos rever tanta beleza e amigos locais. Alguns de nós estarão ainda recordados do 16 de Julho de 1977, dia de Pai Américo que se comemorou na Casa de Paço de Sousa, e que a Obra da Rua incluiu nas suas festividades um passeio a Mondim. «Foi a Casa em peso!»... escrevia o cronista - com Missa na Capelinha da Sra. da Graça. Já nesse ano a Família Gaiata se revia nas palavras do poeta: «É tudo encantador! A gente cansa! Cansa de estar olhando e sempre vendo um novo encanto a cada olhar que lança!» Ora, é isso mesmo que gostávamos que se voltasse a repetir e aderissem a este nosso evento o numero de participantes que enchesse o autocarro. Irá ser um dia de confraternização positivamente inesquecível, pois motivos não faltam: Alegre e fraterna camaradagem; natureza do Minho deslumbrante; turismo culinário e recreativo com recepção calorosa como as gentes de Mondim de Basto sabem partilhar com quem os visita.

Faz já a tua marcação pessoalmente na nossa sede ou liga para os nºs do costume: Maurício: 917 414 417 e Miguel: 912 163 569. Contamos contigo!

Elísio Humberto