ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO

Realizámos recentemente, em 17 de Setembro, o encontro/convívio na Senhora da Piedade de Tábuas – Miranda do Corvo. Reunimos o grupo do costume, um pouquinho mais pequeno. Foi um dia agradável, recordando a juventude de alguns e/ou gozando de um recanto calmo e aprazível da natureza

Na Assembleia Geral de Junho foram feitas algumas propostas de actividades, a primeira das quais a ida a Beire/Calvário com o objectivo principal de partilharmos afectos de admiração e gratidão para com os nossos estimados padres Telmo e João. Desde o primeiro contacto preparatório sentimos abertura total da parte de senhor Padre Alfredo para todo o programa. Concretizámos a deslocação no dia 5 de Outubro. Chegámos com muito atraso, em relação ao previsto, o que causou grande incómodo, uma vez que a primeira actividade seria a Celebração Eucarística. Os senhores padres prepararam-se atempadamente, pelo que esperaram muito pela nossa chegada. Como se impunha, pedimos desculpa pelo transtorno e sacrifícios causados, particularmente aos mais idosos e condicionados nas capacidades de mobilidade. Passado este contratempo, celebrámos a Eucaristia, em família, presidida pelo senhor Padre João e concelebrada pelos senhores padres Telmo e Alfredo. Foi o tempo de darmos graças a Deus por nos sentirmos em família e por haver homens e mulheres generosos que se entregam inteiramente ao serviço dos mais carenciados de ajuda, mais esquecidos e dos mais desprezados da sociedade. Entre estes homens e mulheres estão o nosso Pai Américo e o senhor Padre Baptista, que sonharam e concretizaram esta Casa do Gaiato de Beire e O Calvário, este agora em renovação. Há muitos outros homens e mulheres; padres, senhoras "mães" dos gaiatos, servidores e voluntários.

Depois da celebração da Eucaristia seguimos para o almoço partilhado. Com surpresa, fomos convidados a desprendermo-nos totalmente dos farnéis. Estes foram entregues na cozinha. A responsável pelo almoço dispensou a nossa colaboração e fez a distribuição por todas as mesas do refeitório. Foi realmente uma verdadeira partilha, com total desprendimento. Gostei. Foi uma refeição muito familiar, variada, saborosa e agradável. O método é interessante, para repetir.

Após o almoço visitámos as instalações do Calvário, ainda em obras de acabamentos. Fomos informados das novas condicionantes e perspectivas. Desejamos que se reúnam rapidamente as condições necessárias para que o Calvário possa retomar a sua nobre missão, agora com melhores condições técnicas e de conforto.

Terminada a visita restavam as despedidas e a alegria do reencontro, particularmente com os senhores padres Telmo e João.

A próxima actividade, a programar, será realizada na Lentisqueira – Mira para celebrarmos o centenário do nascimento do nosso saudoso Padre Horácio, em 28 de Janeiro.

José Martins