ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO
Alegremo-nos! Graças a Deus! Finalmente vê-se luz a aparecer - o devido encaminhamento do nosso Calvário e Casa do Gaiato de Beire -, segundo o que se lê n'O Gaiato de 3 de Agosto passado, no escrito do nosso Padre Fernando Fontoura. Valeu a pena a luta pacífica de opiniões ao longo dos meses de Novembro e Dezembro últimos para que se encontrasse o rumo lógico e justo dos seres humanos, e das instalações que os acolheram ao longo de tantos anos. Regressarão ao seu ambiente familiar, agora com melhores condições materiais e de acordo com o regular funcionamento das instituições de caris semelhante. Louvável encaminhamento e empenho de todos os intervenientes, particularmente dos que tiveram a coragem de deixar a sua "zona de conforto" e de se adaptar às melhores condições e alterações que hoje são possíveis.
No passado 28 de Julho realizou-se no Seminário Maior de Coimbra uma Missa de Acção de Graças pelo nonagésimo aniversário da ordenação presbiteral do Padre Américo, presidida pelo Senhor Bispo de Coimbra, Dom Virgílio Antunes, e a apresentação do livro Caminhos na Minha Terra - Uma História de Pai Américo -, de José Alfredo (texto) e Avelino Leite (ilustração), editado por Letras e Coisas, Lda.. É um livro muito interessante, de fácil leitura, que nos dá uma visão rápida da vida e obra de Pai Américo e que nos mostra a grande admiração que o Povo português tinha, e tem, por ele.
Estivemos presentes um pequeno número de associados. A Capela esteve cheia e o Salão São Tomás de Aquino esteve bem composto de gaiatos, de admiradores e de amigos.
Agradecemos aos Autores e Editora esta nova obra que enriquece o nosso conhecimento e afecto para com este tão grande apóstolo do Senhor Jesus Cristo e benfeitor da humanidade.
Recordamos aos nossos associados que em 22 de Setembro estaremos em convívio fraterno e com a natureza na Senhora da Piedade, em Tábuas - Miranda do Corvo. Aparece.
José Martins