HISTÓRIA
OBRA DA RUA (breve resumo cronológico)

Fundador: Padre Américo - Pai Américo - cujo nome completo é Américo Monteiro de Aguiar.
É ordenado Presbítero em 28 de Julho de 1929.
Em 19 de Março de 1932 é encarregado da Sopa dos Pobres, em Coimbra. Dedica-se ao apostolado da Caridade, nos tugúrios de famílias em dificuldades.
De 1935 a 1939 organiza Colónias de Campo.
Em 7 de Janeiro de 1940 institui a Obra da Rua com a fundação da primeira Casa do Gaiato, em Miranda do Corvo.
Em 1951 institui o Património dos Pobres, que sacudiu o País da inércia quanto ao problema habitacional dos pobres.
A última realização de Pai Américo foi o Calvário para doentes incuráveis e abandonados.
Faleceu no Hospital Geral de Santo António, Porto, a 16 de Julho de 1956, em consequência dum acidente de automóvel em S. Martinho do Campo, Valongo. Jaz em campa rasa na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa.
O processo de beatificação foi introduzido em 22 de Março de 1986, constituíndo-se autora a Obra da Rua. 18 de Outubro 1997, foi publicado o decreto de validade da Causa de Canonização do Servo de Deus. Objectivo: Preservar e apoiar a instituição familiar pobre de recursos, mas ainda sã, para que não decaia, mediante a visita e auxílio domiciliários. No que respeita ao problema da habitação: apoiar o Património dos Pobres e ajudar à Autoconstrução. Para os sem-família, há as Casas do Gaiato, destinadas a Rapazes em risco e o Calvário, para os Doentes incuráveis. Método: Vida Familiar: Obra de Rapazes, para Rapazes, pelos Rapazes». «Todo o regresso a Nazaré é progresso social cristão». Fundamento: A Pobreza: «A nossa riqueza é a nossa Pobreza». «Nas obras sociais a partir do Evangelho, a última coisa a procurar é o dinheiro. Primeiro a Justiça do Reino». Intenção: Revelar Cristo. Testemunhá-lO presente e activo no meio dos homens.
Publicações: Jornal (quinzenário) O GAIATO, com uma tiragem média de 50.000 exemplares. Editora com 18 títulos e 25 volumes, quase todos da autoria de Padre Américo e de outros Autores sobre a sua Pessoa, Pensamento e Obra.
Sede da Obra: Casa do Gaiato, 4560-373 PAÇO DE SOUSA, PENAFIEL. Tel. 255752285; Fax 255753799; E-mail:obradarua@iol.pt.
Director: P. Júlio Pereira (da Diocese de Coimbra). Conselheiros: P. Manuel António dos Santos Carvalho Mendes (da Diocese do Porto) e P. António Baptista Santos (da Diocese de Lisboa).